Artigos

Turismo: Copa do Mundo, Olimpíadas e o Rio Grande do Sul

Günther Staub*

Que motivações levam as pessoas a fazer turismo, viajar? Algumas razões podem ser anotadas: geográficas, pela exuberante natureza de uma localidade; históricas, pelos monumentos, arquitetura, museus; pessoais, pelas evocações e tradições encontradas; étnicas, pela diversidade de povos formadores; gastronômicas, pela variada culinária; além do tradicional boca a boca feito por aqueles que já conhecem o local. O que faz as pessoas retornarem? Tudo o que foi mencionado antes, e ainda as experiências positivas que os turistas tiveram ao visitar tais lugares, significam uma coisa: pessoas.

E Porto Alegre na Copa do Mundo e nas Olimpíadas? O que temos a oferecer? Em primeiro lugar, está a natureza, pois a topografia de Porto Alegre a torna uma das mais bonitas capitais do mundo. A grande quantidade de morros e coxilhas faz com que cada bairro tenha uma configuração distinta do outro, suas ruas e avenidas sejam diferentes umas das outras e estejam cheias de altos e baixos. Temos ainda os bairros que costeiam o Guaíba e o já tão badalado pôr-do-sol. A topografia da cidade chega a ser sensual. Além das belezas naturais únicas, temos também a arquitetura, a história, os museus (muitos e variados), a gastronomia, os aspectos culturais (música e teatro), e, sobretudo, o simpático gaúcho que habita Porto Alegre.

Junto com a capital, temos as riquezas regionais, que nos levam a Gramado, Canela, Itaimbezinho, Caxias, Bento Gonçalves, Nova Prata, Vale do Taquari e do Rio Pardo, ao litoral, ao pampa gaúcho e às Missões. Com toda essa variedade e riqueza, não será difícil criar uma estrutura de atrações que encantem aqueles que aqui vierem.

Tenho certeza de que as Secretarias de Turismo do Estado, de Porto Alegre e das cidades do interior, farão um trabalho exemplar e conjunto no sentido de atrair, de sensibilizar, de entreter, proporcionando aos turistas o desejo de querer voltar a esta região habitada por um povo tão especial.

*Publicitário e ex-Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *