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Saiba por que a publicidade que você conhecia está chegando ao fim

A publicidade tradicional está se transformando. Ela pode não ter acabado completamente, mas segue em declínio. Hoje, as principais agências do país já criaram departamentos digitais, investindo em mão de obra especializada para praticar o “real-time marketing”, onde a equipe monitora dados sobre o desempenho das campanhas, como comentários nas redes sociais e acessos ao site do cliente, visando orientar ajustes necessários na estratégia de comunicação das marcas ou até mesmo mudar toda a campanha.

Ainda assim, algumas marcas não conseguem dialogar com o público alvo ou ignoram o surgimento dos novos comportamentos sociais que são capazes de modificar o jeito dos consumidores pensarem. O que acontece? A marca investe em um produto ou em um serviço que não interessa ao público pelo fato dela não conhecer o modo dele pensar. Um exemplo recente disso foi o lançamento, no mínimo desastroso, da Cerveja Proibida Mulher, que sugere um formato para o público feminino que aprecia a bebida. A estratégia não agradou, e a marca “apanhou” muito nas redes sociais, onde as consumidoras criaram a hashtag  #NãoSouProibida para apontar os erros da campanha lotada de estereótipos. Isso deu espaço para a concorrência responder à altura.

Acertar no alvo é a solução da comunicação
Pensando nisso, o Marketing Digital é uma realidade que se consolida a cada dia. Com ele, as campanhas conseguem ser mais assertivas e segmentadas, com o foco exato no público a ser atingido após estudo prévio de tendências e do cliente ideal daquela empresa, daquele segmento ou daquele produto (personas).

Um novo marketing chegou trazendo uma inteligência capaz de atingir o consumidor com a eficiência de que as marcas precisam, identificando interesses, hábitos de navegação, até mesmo a marca e o modelo do dispositivo que está sendo utilizado. É possível levar conteúdos relevantes para pessoas verdadeiramente interessadas.

Portanto, antes de fazer uma campanha publicitária, as empresas precisam conhecer muito bem o público alvo (target) para conseguirem oferecer o que ele deseja realmente. E é por isso que a publicidade está mudando, já que, atualmente, os consumidores não se contentam com poucas informações sobre o que necessitam, e eles também não aceitam mais ideias preconceituosas ou segregadoras que algumas empresas podem, até mesmo sem ter a intenção de ofender, pregar na publicidade. Dessa forma, o Marketing Digital ajuda tanto as marcas quanto os consumidores, pois ambos têm a oportunidade de se conhecer melhor, por meio de pesquisas de satisfação ou de consumo, nas redes sociais, nos blogs e nos sites.

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