Clientes Notícias

Rio Grande do Sul: posição estratégica

mapa

Por Günther Staub

Quando a maioria dos gaúchos fala no RS como local estratégico para os empresários localizarem seus empreendimentos, especialmente indústrias consideram que a nossa localização geográfica é desfavorável, pois estaríamos longe dos principais mercados consumidores do centro do país.

Proponho que se olhe o assunto também  por um outro ângulo. Estamos localizados mais ou menos no centro dos principais mercados da América Latina: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e mais distantes um pouco de Minas, Goiás e Brasília. No seu conjunto, isso representa um mercado de cerca de 150 milhões de consumidores, renda per capta elevada, uma variada e rica estrutura produtiva querem seja industrial ou agrícola.

Quando presidi a ADVB/RS, trabalhamos muito essa visão e no governo Simon, também houve trabalho em cima desse mesmo conceito. Com o passar dos anos, mas nenhum governo ou entidade trabalhou com esse conceito e, por isso, proponho aos gaúchos que trabalhem muito essa visão estratégica do RS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *