Artigos

Marketing, Propaganda e seus Resultados

Günther Staub

Publicitário


Uma das questões mais difíceis no marketing e na propaganda é medir os resultados de suas ações. O caso que vamos relatar, de uma empresa em crise, elucida esse enfrentamento de dificuldades.

Há cinco anos, a empresa em foco encontrava-se na seguinte situação: era pioneira no setor; incorporava, em um dos produtos, mas não em todos, tecnologia de ponta; tinha 20 anos de conflitos societários.

Esse quadro acarretou o fortalecimento dos concorrentes; a perda de mercado; a retirada de um dos sócios, que levou consigo 40% do faturamento; o investimento insuficiente em equipamento, manutenção e treinamento; a defasagem tecnológica, além de problemas financeiros e fiscais.

Como fator positivo, havia o bom nome da empresa e sua marca ainda forte.

Dentro desse panorama, os consultores de marketing e de comunicação, para garantir a credibilidade da empresa, propuseram as seguintes medidas:

– Comercialização de um novo produto compatível com a atividade da empresa, que tivesse baixo investimento e margem adequada;

– Emprego de ações de marketing e propaganda caracterizados pelo baixíssimo custo;

– Redução de custos;

– Recuperação nas margens, lenta mas segura;

Com os poucos recursos disponibilizados, a intenção era reforçar a marca e o faturamento. Afinal, havia que recuperar os 40% perdidos.

Como resultados, de todo o trabalho, a empresa conseguiu estancar a queda no faturamento, obter pequenos acréscimos no faturamento e melhorar sua situação financeira.

Coincidindo com o surgimento da grave crise econômica mundial, o faturamento começou a subir muito, às vezes mais de 10% em um mês, o que vem melhorando o desempenho global da empresa.

Entre as muitas conclusões, pode-se destacar que a empresa foi paciente e tomou decisões que, ao longo do tempo, foram dando resultados positivos, não espetaculares, mas constantes. Nesse momento de crise, quando todos se preocupavam com as quedas nas vendas, está havendo um crescimento significativo, o que demonstra a importância das ações de marketing e de propaganda no sucesso das empresas.

1 comment

  1. O Gunther é muito competente mesmo. Focado, determinado, paciente e vencedor. Isso deve-se ao seu comprometimento com foco no cliente, excelência, aos seus valoes e a sua ética. Esse resultado é pura consequência do seu trabalho. Parabéns.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *