Artigos Staub

Corredor Bioceânico Porto Alegre – Coquimbo (Chile)

8173079871_341c35b2e2_b

Artigo Publicado no jornal Correio do Povo em 18/05/2016

Günther  Staub

 Joal Teitelbaum

 

Os habitantes da maior parte da América do Sul tiveram a integração dificultada pelo obstáculo natural que é a Cordilheira do Andes, fazendo com que as populações do Pacífico e do Atlântico vivessem até hoje de costas umas para as outras.

Em março de 1996, em visita ao Rio Grande, o Presidente do Chile Eduardo Frei, o Vice-Presidente Marco Maciel e o Governador Antonio Britto firmaram como testemunhas a Ata de Constituição da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile – CCIBC/RS – e do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul (CRIAS), abrangendo os modais portuário, rodoviário, ferroviário, aeroportuário e de logística. Depois, uma delegação chefiada pelo Governador Britto visitou o Presidente do Chile.

Essa iniciativa foi conduzida, desde então, pelo embaixador do Chile Heraldo Muñoz, hoje Ministro das Relações Exteriores do Chile, e pelo empresário Joal Teitelbaum, presidente das duas organizações. No período, foram realizados 14 congressos internacionais no Brasil e três no exterior.

Esse sonho começa a se concretizar com o Corredor Bioceâncio Central Coquimbo – Porto Alegre, quase uma linha reta de 2.472 km que une os portos do Chile e de Porto Alegre. O projeto prevê a construção do “Tunel do Paso de Agua Negra” entre Chile e Argentina, já em licitação, com extensão de 13,9 km, que deverá beneficiar mais de 25 milhões de pessoas e proporcionar acesso aos portos da Ásia, África, Europa.

Esse tunel irá proporcionar desenvolvimento econômico, industrial tecnológico, cultural, social e ambiental. Ao Brasil cabe à missão de duplicar a BR 290 Porto Alegre, o que representa importante fator de desenvolvimento ao RS. Por isso, é relevante a participação dos governos estaduais e federais, além de seus representantes (deputados, senadores, prefeitos) e das entidades que representam os interesses das atividades empresariais. É fundamental o engajamento de todos. O CRIAS não poderá receber maior reconhecimento que este.

 

Diretor da Staub Comunicação & Marketing

Presidente do CRIAS

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *