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Comunicação e Marketing: Avaliação de Resultados

Günther Staub

Publicitário

Um dos problemas postos diante de clientes, agências, profissionais de marketing e veículos de comunicação é a avaliação correta acerca dos resultados dos investimentos feitos na área.

E essa avaliação não pode deixar de lado as ferramentas que hoje, tão intensamente são utilizadas nas diferentes mídias. Um caso merece destaque, como o de uma empresa de consultoria aqui trazida para reflexão: o titular foi Diretor Regional e Presidente Nacional do órgão técnico regulador de toda a atividade, é frequentemente entrevistado sobre problemas relativos à especialidade (fonte), escreve e publica opiniões sobre questões do setor e participa ativamente de entidades de classe. É, por isso, referência técnica do setor no estado. Sua empresa costuma anunciar em rádios de grande audiência; em jornais e revistas de expressiva tiragem; e no site. O importante é que a empresa tem conseguido explorar, de cada mídia, aquilo que ela tem de mais específico: no rádio, a ênfase é toda oral, destacando-se timbre e entonação de voz para realçar as qualidades do produto; no jornal, a centralidade fica na visualização do texto e na logomarca do anúncio; na televisão, além da expressão oral, a força da mensagem centra-se na imagem em movimento, aliando o textual, o sonoro e o visual. E hoje, é bom não esquecer, com o recurso aos modernos dispositivos midiáticos, a Internet facilita cada vez mais o poder de penetração e a capacidade de a empresa deter uma marca forte, com diferencial técnico e seriedade.

Assim, a partir do reconhecimento das especificidades de cada meio, a empresa tem desenvolvido um trabalho diferenciado, capaz de atingir as pessoas e, principalmente, sensibilizá-las. Além disso, é claro, tem mantido um permanente trabalho de prospecção de novos negócios, a fim de que seus serviços sustentem o reconhecido padrão técnico e assegurem à marca a posição de uma das mais lembradas do Rio Grande do Sul.

O desafio, então, em tempos de convergência midiática, é saber explorar o potencial de cada mídia para, com competência e criatividade, assegurar ações decisivas no fortalecimento da marca. A Internet, pela rapidez que oferece e pela interatividade que proporciona, permite aos clientes a interação mais direta, seja como mero espaço de consulta e comparação, seja como lugar de sugestões e críticas, no que se refere às empresas.

O fundamental, portanto, é examinar o que, de fato, cada veículo pode trazer à comunicação efetiva e ao sucesso de uma empresa.

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