Artigos

Artigo Publicado no Jornal do Comércio em 02/03/2012

A emocionante busca do conhecimento

Günther Staub

Ao longo dos seus 20 anos, o PGQP tem-se caracterizado por suas iniciativas inovadoras. Há aproximadamente dois anos, o Dr. Jorge Gerdau Johanpetter Presidente do Conselho Superior, e o Dr. Ricardo Felizzola, Presidente do Conselho Diretor, decidiram criar um comitê dedicado à Inovação, cujo comando foi confiado ao Eng° Eduardo Guaragna. Os trabalhos desse grupo resultaram na criação do SAGRI – Sistema de Avaliação de Gestão e Resultados de Inovação, o qual, já em 2011, premiou a GERDAU Aços Longos S/A e destacou as seguintes empresas:

–          Dimensão liderança e estratégia: Altus Sistemas de Informática S/A;

–          Dimensão liderança: Renova Lavanderia e Toalheiro LTDA;

–          Dimensão Ambiente: Procergs – Companhia de Processamento de Dados do RGS.

Pelo SAGRI, já foram realizados seis cursos para capacitar as pessoas com vistas a:

– orientar a autoavaliação em sua organização;

– orientar sua organização na submissão ao Prêmio Inovação 2012 ou ao Prêmio Qualidade RS, categoria Ouro ou Diamante;

– formar pessoas com potencial de ser examinador no Prêmio Inovação PGQP, Ciclo 2012.

Desejo ressaltar que nesses seis cursos, vieram pessoas de todas as partes do Estado: São Borja, Passo Fundo, Santo Angelo, Lajeado, Caxias, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Rio Grande, Litoral Norte, Vale do Caí, Taquari, Rio Pardo, Missões, Centro do estado, grande Porto Alegre e Porto Alegre entre outras.

Chama a atenção o elevado percentual de participantes do interior e todos em busca de conhecimento sobre inovação. Muitos viajaram 10 a 12 horas; outros saíram de suas cidades às 4 ou 5 horas da manhã, assistiram aos cursos durante o dia e retornaram à noite às suas cidades.

Esse enorme esforço, feito pelos participantes dos cursos para  ampliar sua qualificação, emociona a todos nós do PGQP, em particular aos integrantes do Comitê de Inovação e aos instrutores. A constatação de todo esse esforço, disseminado pelo estado, é um indicador positivo desse desejo de inovar e assim melhorar o padrão de vida da população do Rio Grande Do Sul. Efetivamente, Inovação só se faz com pessoas.

Publicitário. Diretor voluntário e integrante do

Comitê de Inovação do PGQP

1 comment

  1. Caro Günther, muito boa a divulgação deste trabalho pioneiro do PGQP. E tomara que cada vez mais e mais organizações e pessoas se interessem pelo SAGRI como forma de avaliação e sistematização da inovação em seus negócios. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *